1. Conjuntos Introdução
Já parou para pensar que a todo momento estamos agrupando as coisas? Sejam elas os móveis da casa, fotos da última festa de aniversário, os alunos de uma sala, de uma escola, entre outros, na verdade se fôssemos citar todos os exemplos não venceríamos pois a todo momento lidamos com essa formação a qual denomina-se conjuntos.
Sem contar aquela lista de amigos, o time de futebol estamos formando conjuntos.
Interessante como Tânia Cristina Neto G. Viveiro se refere a teoria dos conjuntos:
O avanço tecnológico deste século deve-se, em muito, ao desenvolvimento da informática. A teoria da computação, entretanto, faz uso constante da Lógica, ciência que tem sua pedra fundamental na teoria dos conjuntos.A matemática está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos, é bom saber também que a Teoria dos conjuntos, foi criada pelo matemático Russo Georg Cantor (1845-1918), tornou-se elemento central da estruturação do conhecimento matemático e foi uma das respostas no campo da Matemática ao movimento de organização do conhecimento científico que marcou o seculo XIX.
Mas foi o lógico John Venn quem idealizou uma forma bastante simples de representar a ideia abstrata dos conjuntos, que são os diagramas.
Veja a biografia desses homens:
Georg Cantor
John Venn (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário