Sofia Vasilyevna Kovalevskaya (Matemática Russa)
"Diga o que você sabe, faça o que você deve, conclua o que puder".
Filha de alemães estudiosos, tendo avô e bisavô matemáticos, apaixonou-se pela matemática logo cedo, quem sabe pela tendência na família pela disciplina, conta-se que seu quarto foi decorado com anotações de aulas sobre integrais, iniciou o estudo da matemática com o tutor da família, as vezes deixava de lado as outras disciplinas, fazendo seu pai trancar as aulas, mas ela estudava a noite em quanto dormiam.
Na época as universidades Russas não permitiam mulheres e seu pai não a deixou estudar no exterior, mas ela arrumou um jeitinho casando com um rapaz paleontólogo, só para poder estudar no exterior, deixando a Rússia, indo para França, Berlim mas teve de estudar com professor particular, porque em Berlim também não era permitido mulheres.
Com apoio desse professor se formou em matemática, estudou equações diferenciais parciais apresentando sua dissertação de doutorado na Universidade impressionou tanto os professores que obteve seu doutorado sem exame e sem ter assistido todas as aulas, mas não conseguiu ocupação voltando para Rússia passou a escrever ficção.
Conquistou o Prêmio Bordin da Academia Francesa com seu trabalho "Sobre o problema da rotação de um corpo sólido em torno de um ponto fixo", apresentou tão bem que aumentaram o valor do premio a ela, a mulher não era fraca não.
Referências:
LA mujer, innovadora en la ciencia.: Sofía Vasilyevna Kovalevskaya. Disponível em: <http://matematicas.lunadelasierra.org/mujeres/exposicion/sofia-kovalevskaya/>. Acesso em: 15 jan. 2012.
SÉRGIO, Prof. Paulo. Sofia Kovalevskaya. Disponível em: <http://fatosmatematicos.blogspot.com/2011/04/sofia-kovalevskaya.html>. Acesso em: 16 jan. 2012.
SOFIA Kovalevskaya: Biographies of Women Mathematicians. Disponível em: <http://www.agnesscott.edu/lriddle/women/kova.htm>. Acesso em: 14 jan. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário